quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Analema Solar: A dança eterna do sol em nosso céu.

Analema 2010 – Crédito©: Tamas Ladanyi (TWAN)

Esta imagem composta do analema foi registrada no quintal de uma residência na pequena cidade de Veszprem, Hungria. O mosaico é composto de 36 exposições distintas do Sol capturadas as 9:00 UT, espaçadas ao longo do ano, sobrepostas a uma imagem de fundo feita com filtro solar. A imagem de fundo foi obtida na ensolarada tarde de 9 de outubro de 2010 (13:45 UT). À esquerda vemos a sombra do fotógrafo, Tamas Ladanyi (membro do TWAN).

Por que Acontece?
O deslocamento aparente do Sol é causado pelo movimento da Terra em relação ao mesmo. 

A inclinação do eixo do planeta Terra combinado com variação de velocidade, causada pelo efeito kepler em sua órbita elíptica, produz a característica curva Analema que assemelha-se ao número "8" ou ao simbolo do infinito, esta curva apresenta variação de direção, dependo da latitude do observador.

Comentário do Autor.
É romântica a ideia que vos apresento, porém foi o que me ocorreu ao ver pela primeira vez o Analema solar.

"O sol em nosso céu, nos apresenta o infinito."
Autor

Fonte:

Outros Analemas:

Postado por:
Renan Rodrigues, 19 anos, cursando bacharelado em física pela UFPB, curioso eterno, curto descobrir, entender e criar, já me aventurei programando jogos, escrevendo livros, criando músicas. Gosto também de jogar, ler, escutar boas músicas. Alguns podem dizer que sou meio doido, mais não deem muito crédito, é só intriga da oposição... ou não.






Comentários
0 Comentários