domingo, 2 de setembro de 2012

Anã azul


Uma anã azul é uma classe hipotética de estrelas que se desenvolve a partir de uma estrela anã vermelha após esta ter esgotado muito seu abastecimento
de combustível de hidrogênio. Uma vez que estrelas anãs vermelhas fundem lentamente seu hidrogênio são totalmente convertidas (permitindo uma maior percentagem do seu abastecimento de hidrogénio total a ser fundida). O universo não está velho o suficiente para qualquer anã azul ter se formado ainda. Sua existência é previsto com base em modelos teóricos.
Estrelas aumentam a sua luminosidade à medida que envelhecem, e uma estrela mais luminosa deve irradiar energia rápida para manter o equilíbrio. Estrelas maiores do que as anães vermelhas aumentam seu tamanho e tornam-se gigantes vermelhas com superfícies maiores. Ao invés de expansão, no entanto, anãs vermelhas são previstos para aumentar a sua taxa de radiação, aumentando a temperatura de sua superfície e se tornar "mais azuis". Isso ocorre porque as camadas superficiais das anãs vermelhas não se tornaram significativamente mais opacas, com o aumento da temperatura.
Anãs azuis podem evoluir para anãs brancas uma vez que seu combustível de hidrogênio é completamente limitado.


[Wickipédia]
Postado por:
Alan Sales: conhecido por alguns como Saturno, 18 anos, se prepara para o Enem - fará Bacharelado em Biologia. Desde criança sempre foi fascinado pelo céu... Gosta de ler, escrever, ouvir música. Além disso, pretende fazer letras no futuro para seguir com a carreira de escritor, já que no momento seu maior projeto é o seu livro que surge aos poucos.



Comentários
0 Comentários