quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Alimentos orgânicos: não são melhores para você, ou para o planeta


A agricultura orgânica evita pesticidas sintéticos e fertilizantes, e supostamente produz mais alimentos nutritivos contendo menos contaminantes nocivos . Cristal Smith-Spangler , da Universidade Stanford, na Califórnia e colegas fizeram juntos 237 estudos que comparam alimentos orgânicos e não-orgânicos. Eles encontraram pouca evidência de que o alimento orgânico é mais nutritivo. Alimentos convencionais continham muitos pesticidas, mas estavam dentro dos limites permitidos (Annals of Internal Medicine , vol 157, p 348 ).
Enquanto isso, as credenciais de agricultura orgânica têm sido questionadas por Hanna Tuomisto da Universidade de Oxford, e colegas, que analisaram 109 documentos. Fazendas orgânicas são menos poluentes para uma determinada área de terra, mas eram muitas vezes mais poluentes por unidade de alimento produzido. Eles possuíam um solo melhor, porém abrigavam mais espécies de pesticidas ( Jornal de Gestão Ambiental , doi.org/h8v ).
"Um rótulo de" orgânico "não é uma garantia direta do produto ambientalmente mais amigável", diz Tuomisto. Ela defende a agricultura integrada, combinando uma variedade de sistemas existentes.
"As tecnologias de reprodução avançadas, combinadas com as melhores práticas agrícolas proveniente do sistema orgânico e convencional, pode ter o melhor impacto global em termos de melhorar o rendimento da cultura e sustentabilidade", diz Dale Sanders , diretor do John Innes Centre, em Norwich, Reino Unido.

Postado por:
Natália Falcão Saturnino, 18 anos, cursando Gestão Ambiental no IFPB, pretende cursar Bacharelado em Biologia na UFPB. Ama ciência e seus derivados, é apaixonada pela Astronomia. Defende causas ambientais e luta como pode por um mundo sempre melhor. Gosta de aprender coisas novas, Rock e MPB, viajar, ler, jogar, sair, tocar violão, estudar e odeia não ter nada pra fazer! :)


Comentários
0 Comentários