segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Veja neurônio funcionando em tempo real


Usando uma proteína de medusa que é capaz de emitir brilho, um grupo de cientistas iluminou um neurônio e capturou imagens do movimento de proteínas em seu interior. Nas imagens é possível ver como as proteínas – que são consideradas como os "tijolos" dos neurônios – são direcionadas para essas células com o objetivo de renovar suas estruturas.

Como disse Don Arnold, professor de biologia molecular da Universidade de Stanford, e um dos cientistas que participaram do estudo que produziu o vídeo: "Seu cérebro está sendo desmontado e renovado todos os dias. No período de uma semana, ele vai ser constituído de proteínas completamente diferente das atuais. Nós já sabíamos que isso acontecia, mas agora podemos assistir"

A técnica de iluminar proteínas no interior de células, incluindo os neurônios, já existe desde a década de 90. Ela consiste no uso de uma proteína bioluminescente da medusa, conhecida pela sigla PFV (Proteína fluorescente verde), que passa a emitir um brilho verde quando exposta à luz azul.




[Veja]

Postado por:
Alan Sales: conhecido por alguns como Saturno, 18 anos, se prepara para o Enem - fará Bacharelado em Biologia. Desde criança sempre foi fascinado pelo céu... Gosta de ler, escrever, ouvir música. Além disso, pretende fazer letras no futuro para seguir com a carreira de escritor, já que no momento seu maior projeto é o seu livro que surge aos poucos.



Comentários
0 Comentários