sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Usina Nuclear

 

 Antes mesmo de se construir a primeira bomba atômica, o italiano Enrico Fermi e sua equipe já haviam construído, em 1942, na universidade de Chicago, o primeiro reator nuclear. Esse reator tinha a finalidade de executar em laboratório a fissão nuclear para que se pudesse compreendê-la melhor, a fim de aproveitá-la como fonte de energia.


 A versão moderna do reator de Fermi são as usinas nucleares, onde a fissão nuclear ocorre de modo controlado e a energia liberada é aproveitada para a produção de energia elétrica.

 O calor liberado na fissão aquece a água, mantida a alta pressão. Esta, por sua vez, aquece uma outra porção de água que entra em ebulição. O vapor produzido gira a turbina, cujo eixo se liga a um gerador elétrico, o qual por sua vez, transforma a energia do movimento em energia elétrica.

Os principais componentes de um reator nuclear são:


* Material físsil, que pode ser urânio-235 (natural), urânio-233 ou plutônio-239 (artificiais);


  * Fluido trocador de calor, que no caso da Usina de Angra, é a água;



* Moderador (grafite ou água), que serve para diminuir a velocidade dos nêutrons, o que torna a reação possível (nêutrons rápidos não são eficientes para provocar a fissão);




* Barras de controle (cádmio ou boro), que absorvem nêutrons e servem para evitar que a reação saia de controle, superaquecendo o reator.


Postado por:
Kleython Lacerda, 18 anos, cursando licenciatura em física pela UFPB, desde criança, a matemática e a ciência me hipnotizavam, sendo esses um dos motivos pelo qual eu escolhi cursar física. Estudo alemão, pois pretendo me especializar na Alemanha em Física Nuclear.


Comentários
0 Comentários