segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Um óvulo no espaço?

A imagem foi capturada pelo Observatório de raios-X Chandra, da NASA.
Esta imagem que lembra um óvulo flutua no espaço a cerca de 9.000 anos-luz daqui, na constelação de Cassiopeia. Este é um resquício da supernova Tycho, proveniente da explosão de uma anã branca.

O telescópio atribui as cores vermelha e azul a diferentes comprimentos de onda do raio-X. Visto a olho nu, provavelmente ele não seria tão lindo.
As cores vermelhas representam a baixa energia da explosão, enquanto a azul representa a alta energia de raio X.

Esta alta energia de raios-X mostra um padrão de "listras" nunca antes visto em um remanescente de supernova. 
Essas faixas podem fornecer a primeira evidência direta de que restos de supernova podem acelerar partículas a energias em centena de vezes maior que a alcançada pelo acelerador de partículas mais poderoso da Terra, o LHC . Os resultados poderiam explicar como algumas das partículas extremamente energéticas que bombardeiam a Terra, chamados raios cósmicos, são produzidos, e eles fornecem suporte para uma teoria sobre como os campos magnéticos podem ser dramaticamente amplificados em ondas de choque desse tipo.



As listras de raios-X são considerados regiões onde a turbulência é maior e os campos magnéticos mais confusos do que as áreas circundantes . Elétrons ficam presos nestas regiões e emitem raios-X como espiral em torno das linhas de campo magnético. As regiões com maior turbulência e campos magnéticos eram esperados em remanescentes de supernovas, mas o movimento das partículas mais energéticas - principalmente protões - estava previsto para sair de uma rede confusa de buracos e paredes densas que correspondem às regiões fortes e fracos dos campos magnéticos, respectivamente . Portanto, a detecção de riscas foi uma surpresa.



[Chandra]


Postado por:
Alan Sales, conhecido por alguns como Saturno, 18 anos,  se preparando para o vestibular e o ENEM. Pretende fazer Biologia. Desde criança fanático por astronomia e ciência em geral e apesar de não se dar muito bem em física, adora a parte teórica. Possui a mente aberta, é filósofo e escritor nas horas vagas.


Comentários
0 Comentários