quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Saturno possui o maior relógio de sol que se conhece

Saturno: Sombras de um Relógio de Sol das Estações

Os anéis de Saturno formam um dos maiores relógios de sol que se conhece. No entanto, este relógio de sol determina apenas as estações do ano em Saturno, não a hora do dia. Em 2009, durante o último equinócio de Saturno, seus finos anéis quase não fizeram sombra sobre o planeta, já que o plano dos anéis estava apontando diretamente para o Sol.

No entanto, conforme Saturno continuou com sua órbita em volta do Sol, as sombras dos anéis tornaram-se cada vez mais largas e moveram-se mais para o sul. Essas sombras não são fáceis de se ver da Terra, porque de onde estamos, mais próximos do Sol do que Saturno, os anéis sempre bloqueiam as sombras. Os anéis parecem uma barra vertical do lado direito da imagem. O Sol, fora do canto superior direito, brilha através dos anéis e forma um cativante complexo de sombras no sul de Saturno, do lado esquerdo da imagem. Cassini está explorando Saturno, seus anéis e suas luas desde 2004 e irá continuar pelo menos até a máxima elongação das sombras sobre o planeta em 2017.



Fonte:APOD

Postado por:
Alan Sales, conhecido por alguns como Saturno, 18 anos,  se preparando para o vestibular e o ENEM. Pretende fazer Biologia. Desde criança fanático por astronomia e ciência em geral e apesar de não se dar muito bem em física, adora a parte teórica. Possui a mente aberta, é filósofo e escritor nas horas vagas.


Comentários
0 Comentários