quinta-feira, 30 de agosto de 2012

O que são ondas gravitacionais?


Uma das coisas mais bizarras que Albert Einstein previu junto com toda sua teoria da relatividade, foi um fenômeno chamado Ondas Gravitacionais, onde essas ondas de energia gravitacional se propagam através do espaço. Cientistas ainda não registraram esse fenômeno em ação.


Para você entender melhor do que estamos falando, imagine as ondas gravitacionais como pertubações (ondas) em um lago.  Quando jogamos uma pedra no lago, a mesma gera uma série de ondas que tem origem no ponto onde a água foi inicialmente perturbada, o movimento de corpos massivos num campo gravitacional gera à sua volta pequenas pertubações no espaço-tempo. Então chamamos essas perturbações de Ondas Gravitacionais.

  •  Como detectar ondas gravitacionais?
Um dos métodos que tem mais progressos nessa área chama-se interferometria, que tem como princípio de funcionamento o seguinte: quando uma onda gravitacional interage com os dois braços perpendiculares de um interferômetro vai induzir pequenas variações no seu comprimento que podem ser medidas através do padrão de interferência resultante da recombinação da luz que se propaga no instrumento. Em geral o comprimento dos braços do interferômetro deve ser da ordem de alguns Km para que ondas gravitacionais com amplitudes da ordem de 10-21 (a amplitude das ondas gravitacionais produzidas em alguns dos processos astrofísicos mais interessantes) deem origem a deslocamentos da ordem de 10-18 m.



Postado por:
Jéferson Sales, 18 anos, cursando bacharelado em física pela UFPB, amante da ciência desde a infância, fanático por astronomia, cético, gamer, aventureiro em música e desenha nas horas vagas. Estarei sempre a disposição, então, qualquer dúvida ou crítica podem entrar em contato comigo pelo Facebook:
                                                     


Comentários
0 Comentários