sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Exoplanetas, o que são e por que é tão importante encontrá-los?


Ilustração artística do Kepler-22b, que possui um raio 2,4 vezes maior do que a Terra e está na zona habitável


O que é um exoplaneta? A resposta é simples, planeta localizado fora do nosso sistema solar. A descoberta desses tipos de corpos celestes é de suma importância, pois uma planeta que esteja em zona habitável, pode reunir todas as características necessárias para a formação de vida, isso pode nos responder aquela pergunta que nos perturba a tanto tempo: "estamos sozinhos no universo?".
stima-se que existam bilhões de exoplanetas fora da nossa galáxia, porém até hoje conhecemos apenas 464, esse número é pequeno pois, encontrá-los não é tão fácil quanto se pensa, eles não emitem luz só refletem, um dos métodos de se encontrar um exoplaneta é monitorar alguma estrela e observar os corpos celestes que a circundam, quando um planeta cruza sua estrela podemos detectar uma alteração no brilho da mesma, daí se for um planeta, a alteração se repetirá em intervalos de tempo iguais.
O telescópio Kepler é o grande responsável pela descoberta de vários exoplanetas, inclusive o citado no início desta matéria, seu principal objetivo é estudar a diversidade dos sistemas planetários. 
Veja agora um dos principais resultados do Telescópio Kepler:


  • 1.235 candidatos a planeta
  • 662 com dimensões semelhantes à de Netuno
  • 288 "super-Terras", entre 1,25 e 2 vezes o tamanho da Terra
  • 184 gigantes gasosos, 165 do tamanho aproximado de Júpiter e 19 maiores do que Júpiter
  • 170 possíveis sistemas multiplanetários, com dois ou mais candidatos orbitando a mesma estrela
  • 68 "exo-Terras", com dimensões até 1,25 vez o tamanho da Terra
  • 54 "exo-Terras" circulando na zona habitável ao redor de suas estrelas, podendo ter água em estado líquido em suas superfícies
  • 5 ao mesmo tempo do tamanho da Terra e orbitando na zona habitável

Postado por:
Alan Sales, conhecido por alguns como Saturno, 18 anos,  se preparando para o vestibular e o ENEM. Pretende fazer Biologia. Desde criança fanático por astronomia e ciência em geral e apesar de não se dar muito bem em física, adora a parte teórica. Possui a mente aberta, é filósofo e escritor nas horas vagas.


Comentários
0 Comentários