sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Chimpanzé constrói ferramentas semelhantes às dos antigos hominídeos

Segundo o site newscientist, uma espécie de chimpanzé foi capaz de produzir ferramentas de pedra de maneira muito semelhante à dos antigos hominídeos para obter comida.
Kenzi, o gênio bonodo
O símio autor dessa façanha chama-se Kanzi um bonodo macho de 30 anos. Os pesquisadores que o estudavam costumam apresentar problemas para ver como ele os resolve. Dessa vez os cientistas de uma universidade em Israel entregaram  a Kanzi e a outro chimpanzé pequenos troncos de madeira com comida escondida dentro. Kanzi usou as ferramentas que desenvolveu para abrir os troncos e retirar a comida de diversas formas, assim conseguiu obter seu alimento de 24 desses troncos, enquanto seu parceiro que só obteve comida de dois troncos após estraçalhar eles no chão. Para os cientistas o mais impressionante é a semelhança entre as ferramentas criadas por Kanzi e as primeiras ferramentas utilizadas por humanos.  É muito difícil dizer se essa habilidade notável do bonodo vai ser transferida para outros de sua espécie, pois como esses animais são criados em ambientes singulares e tem frequentemente contato com seres humanos, o caso de Kanzi pode ser muito particular para ser extrapolado para seus irmãos chimpanzés.
Fonte:newscientist
Postado por:
Jéferson Sales, 18 anos, cursando bacharelado em física pela UFPB, amante da ciência desde a infância, fanático por astronomia, cético, gamer, aventureiro em música e desenha nas horas vagas. Estarei sempre a disposição, então, qualquer dúvida ou crítica podem entrar em contato comigo pelo Facebook:
                                                     


Comentários
0 Comentários