quinta-feira, 21 de junho de 2012

Os maiores telescópios da Terra, VLT

Começarei a partir desta, uma série de postagens sobre os maiores telescópios da Terra, toda semana falarei um pouco sobre um deles. Preparei um lista que será a ordem das matérias semanais, do maior para o menor telescópio:



  • VLT (Very Large Telescope)
  • LBT (Large Binocular telescope)
  • SALT (Southern African Large Telescope)
  • W. M. Keck 
  • NLT (Subaru) 


       Bem, para início de conversa, devemos saber o que é e como funciona um telescópio. 
  • O que é?
         Basicamente, podemos dizer que um telescópio é um instrumento que nos ajuda a observar objetos que estão muito distantes de nós, na maioria das vezes a distância é tão grande que se tornam invisíveis a olho nu. Então, quando queremos observar galáxias que estão a anos luzes daqui, precisamos desse aparelho.

  • Como funciona?
        O telescópio quando apontado para algum astro, captura e focaliza uma grande quantidade de luz, formando uma imagem pequena e brilhante no centro do instrumento. Daí precisamos de um aparelho chamado ocular que serve para ampliar essa imagem e torná-la visível.
       As partes que são responsáveis pela captura de luz são a lente objetiva (nos telescópios refratores) e espelho primário (nos telescópios refletores).

        Agora que você já entende o funcionamento desses instrumentos fascinantes, podemos começar falando do gigante VLT (Very Large Telescope). Localizado no deserto do Atacama no Chile, é o maior telescópio do mundo, operado pela ESO, é composto por 4 telescópios de 8,2 metros que podem trabalhar em conjunto, combinando as luzes das quatro unidades, sendo então equivalente a um observatório de incríveis 16 metros de diâmetro.

VLT (Very Large Telescope)

        Cada telescópio está alojado em um edifício, que gira conforme com a movimentação do instrumento, eles receberam nomes de corpos celestes de acordo como chamavam antigos nativos chilenos.
       O VLT foi responsável por várias descobertas, algumas bem notáveis como: a primeira imagem de um exoplaneta; descoberta de estrelas orbitando um buraco negro de grande massa no centro da Via Láctea; dentre outras.

Espero que tenham gostado da matéria, se puderem comentem, próxima semana teremos o próximo grande telescópio!






Artigos relacionados:




Postado por:
Jéferson Sales Jéferson Sales, 18 anos, cursando bacharelado em física pela UFPB, amante da ciência desde a

infância, fanático por astronomia, cético, gamer, aventureiro em música e desenha nas horas

vagas.


Comentários
0 Comentários